Lideradas pelo Professor Rui Baptista, mestre em Física, as actividades didácticas sobre tecnologia pretendem promover um contacto com o futuro e uma experiência mais directa com as novas tecnologias. Rui Baptista é o representante da RoboCupJunior em Portugal, membro e elemento da organização do RoboCup Internacional, um evento que reúne Todos os anos 5000 participantes do mundo da robótica. Rui é também o mentor e responsável da linha de brinquedos educativos ambarscience e membro fundador da CTEM Academy; Em termos de prémios internacionais Rui Baptista e seus alunos conquistaram os títulos mundiais de robótica e, em 2017, Rui recebeu o European STEM Teacher Award.
 
Robótica


Nesta atividade os participantes serão convidados a interagir com robôs de uma forma dinâmica. Poderão inclusive controlar um pequeno robô para completar uma tarefa que engloba robôs e computação, que trata de sistemas compostos por partes mecânicas automáticas e controladas por circuitos integrados, tornando sistemas mecânicos motorizados, controlados manualmente ou automaticamente por circuitos elétricos.
 
Realidade Virtual:


Esta experiência será realizada com a ajuda de um simulador (VR), que faz a interface da tecnologia com o sistema operativo, os participantes poderão visitar espaços recriados por recursos gráficos 3D ou imagens 360º, cujo objetivo é criar a sensação de presença num ambiente virtual diferente do real. Essa interação é realizada em tempo real, com o uso de técnicas e de equipamentos computacionais que ajudam na ampliação do sentimento de presença do utilizador no ambiente virtual.
 
Realidade Aumentada:


A experiência de Realidade Aumentada (RA) será realizada através da interação do mundo real, com objetos que são complementados por informação criada por dispositivos móveis, incluindo visual, auditiva, O participante da experiência de RA poderá utilizar dispositivos móveis com capacidade computacional, e através destes, poderá ver o mundo real bem como imagens geradas por computador projetadas no mundo.